Aulas sobre Educação Ambiental disponíveis online




Desde que a pandemia começou, assim como outros/as trabalhadores/as, os/as produtores/as audiovisuais estão enfrentando muitas dificuldades de exercer a profissão: não pode sair para gravar, como continuar seus projetos?


No nosso caso, estávamos comprometidos/as com uma série de vídeos para o Laboratório MaréSS - Mapeamento em Ambientes, Resistência, Sociedade e Solidariedade, da FURG de São Lourenço do Sul (RS). Dois trabalhos puderam ser captados no final do ano passado, dessa forma, nesses últimos meses passaram apenas por processos de montagem e finalização. Ambos estão disponíveis aqui no site, são eles: "Impactos na Pesca - O projeto em documentário", que apresenta um pouco do projeto em andamento sobre o mapeamento de conflitos ambientais na Baixada Fluminense (RJ), desenvolvido pelos/as pesquisadores/as desse laboratório; e "Eu sou pescadora", em que pescadoras do Rio de Janeiro e do Rio Grande do Sul falam sobre os enfrentamentos do seu ofício, causados em grande parte por machismo, principalmente, quando estão inseridas em trabalhos majoritariamente masculinos.


Concluídos os dois vídeos, passamos a pensar sobre os novos. E daí vem pandemia, coloca todos/as nós em casa - ao menos quem pode desfrutar desse privilégio - e nos impede de trabalhar normalmente. Aliás, de fazer tudo normalmente. Bom, daí o jeito foi começar a fazer contatos com outros projetos que poderiam ter imagens e entrevistas arquivadas, entre outras colaborações...Para quem trabalha com audiovisual, sabe o quanto é agoniante não pode criar as suas próprias imagens.


Entretanto, quando recebemos os arquivos, em sua maioria, vindos de Projetos de Educação Ambiental (PEAs), como Pescarte, Observação e Projeto Uçá, notamos as entrevistas bacanas que eles/as tinham guardadas, sem oportunidade de usá-las nesse momento. E coube a nós colocar isso na rua!


E, enfim, agora podemos divulgar duas videoaulas: 1. Educação Ambiental e Gestão Ambiental e 2. Licenciamento Ambiental e Projetos de Educação Ambiental. Os dois projetos acabaram ficando muito interessantes pela perspectiva de seus conteúdos e, para além de informar, têm a possibilidade de aproximar os/as interessados/as na área de EA de professores/as, integrantes de movimentos sociais, pesquisadores/as... pessoas com reconhecimento no campo, como Mônica Serrão (ex- analista ambiental do IBAMA), Frederico Loureiro (UFRJ), José Silva Quintas (UENF), Viviane Alves (pescadora e liderança comunitária de Rio Grande-RS), entre muitos/as outros/as.


Para quem está estudando, ou mesmo para quem quer saber um pouquinho mais sobre o que se discute sobre o assunto, dá um confere aqui:


VIDEOAULA 1:



VIDEOAULA 2:



Os dois últimos vídeos dessa temporada a serem produzidos para o Laboratório MaréSS, serão sobre Conflitos Ambientais e Ecologia Política. Falta pouco para disponilizarmos também! Assistir a essa série de seis vídeos, que atualmente compõem cursos de extensão da Universidade Federal do Rio Grande, representa mais de uma hora de conteúdo específico sobre Educação Ambiental, editado e revisado por pesquisadores/as do campo da FURG. Arranja um tempinho pra ver!

20 visualizações0 comentário

Parceiros:

logo ribombo.png
NOISE_FUNDO PRETO.png
  • Instagram - White Circle
  • YouTube - Círculo Branco

©2020 por Preamar