Educomunicação Socioambiental em pauta!



Hoje, fiz uma participação especial na segunda aula aberta da disciplina de educação, Ambiente e Cinema, da Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ. Estavam comigo o responsável pela turma, Prof. Rafael Costa (URFJ) e o convidado da noite Prof. Claudemir Viana (USP), com mediação da Bárbara Dias Ferreira (PPGCiAC/UFRJ).


A discussão girou em torno do campo educomunicativo como uma ciência recente e também como política pública que tem contribuído bastante para repensar uma série de questões e sobre o desenvolvimento de projetos que atuam na relação entre comunicação e meio ambiente. "Não há outra maneira de lidar com o meio ambiente que não seja por meio de uma comunicação educativa, porque ela é fruto de um processo participativo, democrático, dialógico - perfeito para as metas coletivas que envolvem as questões ambientais", comentou o prof. Claudemir.


Depois da fala dos dois professores, que inclusive, foram parte da minha banca de mestrado no ano passado na Universidade Federal do Rio Grande - FURG, falei um pouquinho sobre o desenvolvimento da minha dissertação e da minha chegada no campo da Educação Ambiental a partir da produção audiovisual. Foi bem interessante e, mais que isso, tive a oportunidade de assistir, e participar, de uma aula bem atual sobre o tema da Educomunicação em tempos desafiadores.


Para quem ainda não conhece o campo da Educomunicação, deixo aqui o link do meu trabalho acadêmico e, para introduzir o tema, o vídeo da aula aberta logo abaixo:




Rachel Hidalgo

Doutoranda em Educação Ambiental e produtora audiovisual


5 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Parceiros:

logo ribombo.png
NOISE_FUNDO PRETO.png
  • Instagram - White Circle
  • YouTube - Círculo Branco

©2020 por Preamar