Videoaula sobre Ecologia Política disponível online!



Os movimentos que atuam por Justiça Ambiental e Racismo Ambiental surgiram na literatura nos Estados Unidos e, hoje, são termos conhecidos nas ciências ambientais. E a linha de pensamento que conhecemos como Ecologia Politica não somente reúne esses parâmentros para pensar novos mundos, como também aponta para uma série de fatores que podem auxiliar na transformação das nossas políticas ambientais e minimizar diferenças que persistem em subalternizar modos de vida em detrimento de um desenvolvimento que não é para todos/as.


Esse é o assunto tratado no sexto vídeo produzido para o Laboratório MaRéSS - Mapeamento em Ambientes, Resistência, Sociedade e Solidariedade da Universidade Federal do Rio Grande - FURG São Lourenço do Sul (RS). Pesquisadores/as da FURG, e também da Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ; e Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro - UENF; comentam importantes características conceituais da Ecologia Política e nós, da produção audiovisual, com a revisão dos/as mesmos/as pesquisadores/as, traduzimos para a linguagem audiovisual de modo a democratizar esse tipo de conhecimento que é tão importante para as comunidades.



Trata-se da última videoaula produzida para esse projeto que já apresentamos aqui, o "Avaliação de Impacto Social: Uma leitura crítica sobre os impactos de empreendimentos marítimos de exploração e produção de petróleo e gás sobre as comunidades pesqueiras artesanais situadas nos municípios costeiros do Rio de Janeiro", mais conhecido como "Impactos na Pesca", coordenado pela professora Tatiana Walter. Para quem quiser seguir a trajetória dos vídeos que foram criados sobre esse projeto de pesquisa, segue abaixo:


Impactos Na Pesca: o projeto em documentário

(clique na imagem para ver o vídeo)

Apresenta o projeto de pesquisa em andamento e comenta sobre o mapeamento e análise dos conflitos ambientais iniciados pelos/as pesquisadores/as do grupo de pesquisa MaRéSS. Foi gravado na zona costeira do Rio de Janeiro no final de 2019.


Eu sou pescadora

(clique na imagem para ver o vídeo)

Documentário que apresenta uma das categorias que surgiram a partir da pesquisa do projeto Impactos Na Pesca, a questão de gênero. Assim, mulheres pescadoras do Rio de Janeiro, e também do Rio Grando do Sul, falam sobre os enfrentamentos de seu ofício com a pesca artesanal, como machismos e falta de reconhecimento pelo seu trabalho na família, por colegas de profissão e também pelo Estado. Neste filme, tivemos o apoio do Projeto de Educação Ambiental Mulheres na Pesca, da UENF.


Videoaula 1: Educação Ambiental e Gestão Ambiental

(clique na imagem para ver o vídeo)

Nessa videoaula, produzida a partir de materiais de arquivo - por conta do início do isolamento social no Brasil - de Projetos de Educação Ambiental - PEAs do Rio de Janeiro, como o PEA Observação e o PEA Pescarte, professores/as e integrantes de movimentos sociais falam sobre a Educação Ambiental e a Gestão Ambiental no Brasil desde a sua concepção na Política Nacional de Educação Ambiental - PNEA até os seus movimentos atuais.


Videoaula 2: Licenciamento Ambiental e Projetos de Educaçao Ambiental

(clique na imagem para ver o vídeo)

Nesse vídeo, que segue o mesmo formato do anterior, professores/as como José Quintas Silva (UENF) e Frederico Loureiro (UFRJ), entre outros/as; a ex-analista ambiental Monica Serrão e integrantes de movimentos sociais falam sobre as questões que giram em torno desses instrumentos políticos da nossa gestão ambiental pública.


Conflitos Ambientais: Entrevista com a professora Tatiana Walter

(clique na imagem para ver o vídeo)

A partir de uma entrevista de, aproximadamente, 20 minutos, a professora Tatiana Walter (FURG), coordenadora do projeto Impactos Na Pesca, responde a importantes perguntas sobre o tema de Conflitos Ambientais no Brasil e apresenta ainda duas especificidades de conflitos em zonas costeiras, no Rio de Janeiro - com as demandas da exploração de petróleo e gás; e no Rio Grande do Sul, em relação a discussão sobre a Lei Estadual que proíbe a pesca de arrasto na região.


Ecologia Politica

(clique na imagem para ver o vídeo)

Nesse último filme, concluímos a série de vídeos do projeto Impactos na Pesca apresentando a principal teoria utilizada pelos/as pesquisadores/as do Laboratório MaRéSS: a Ecologia Política. Como já mencionado aqui, pesquisadores/as comentam o conceito e apontam para dois temas principais: a Justiça Ambiental e o Racismo Ambiental.


Assistir a todos esses vídeos configura em mais de uma hora de aula sobre Educação Ambiental em suas temáticas geradoras, com debates recentes e fontes de pesquisa bem interessantes para quem está trabalhando ou quer conhecer esse campo. Todos os vídeos já estão disponíveis online aqui no site e na página do Laboratório MaRéSS!

49 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Parceiros:

logo ribombo.png
NOISE_FUNDO PRETO.png
  • Instagram - White Circle
  • YouTube - Círculo Branco

©2020 por Preamar